sábado, 27 de julho de 2013

Plano para economizar dinheiro

Venho pensando muito sobre as minhas finanças, principalmente sobre como controlar os gastos, para que no futuro, o mais próximo possível, eu possa obter a minha independência financeira. No entanto, meu presente nesse quesito tem sido sombrio. As contas não estão fechando e estou quase acabando com uma suada e minima reserva que levei anos para conseguir. Cheguei a essa situação por cometer vários erros um deles como: não ter me preparado para as mudanças de emprego  e com gastos desnecessários com cartão de crédito. Mas, como sou uma garota sucesso já tratei de bolar um plano para reverter a situação. Vou começar seguindo as seguintes estratégias:

 
 
*Pesquisar (muitooooooooo)*
 
Assim que comecei a colocar na cabecinha que iria fazer de tudo para fechar o mês no azul, passei a pesquisar mais, e é inacreditável a diferença de preços de um mesmo produto, entre os supermercados. Também vale experimentar outras marcas mais baratas. Em relação a itens de vestuário, cosméticos, eletrônicos, entre outros, existe a possibilidade de pesquisar na internet, o que economiza bastante tempo.
 
*Apenas 1 cartão de crédito*
 
Hoje tenho dois cartões de crédito. Um com limite baixo e outro com o triplo. Como viajo todos os meses porque faço especialização fora, preciso dos cartões para parcelar compra de passagens, mas quando o curso acabar a meta é só usar cartão de débito e apenas um cartão de crédito para alguma eventualidade.
 
*Consumir de forma consciente*
 
Estou pensando mais antes de sair comprando logo de cara. Paro e penso se realmente preciso. È besteira comprar algo com a finalidade de querer reconhecimento, ou tentar pertencer a um determinado grupo. Um exemplo disso seria para mim a compra de um ultimo lançamento de celular, pelo simples motivo de todos os que me rodeiam possuírem. Não adquirir o celular, além de ser um alívio enorme paro meu bolso também estou contribuindo para o planeta.
 
*Evitar desperdícios*
 
Olhar minuciosamente a geladeira e armários antes de ir as compras. Ficar atenta aos prazos de validade. Não sair comprando cosméticos e maquiagem sem ter realmente certeza que vai usar até o fim.Eu mesma perco muito dinheiro, é batom que sai fora da validade, hidratantes para tal área do corpo que esqueço de usar e mais mais... din din para o ralo.
 
*Tentar consertar*
 
Antes de sair para comprar algo novo é bom pesquisar quanto custaria  para consertar o velho. Também fazer reparos nas roupas e acessórios pode render um bom dinheiro.
 
*Faça você mesma*
 
A internet está cheias de dicas e vídeos ensinando como fazer as unhas, make e cabelo, com um pouco de insistência com o tempo você poderá torna-se uma expert.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de sucesso